O câncer de mama é um tumor malígno. Isto é, ele é se da a origem do crescimento e a multiplicadação desordenada das células, que formam um tumor. Quando o tumo é se diz maligno ele tem a característica de originar metástases, ou seja, invadir outras células sadias à sua volta. Podendo cair na corrente sangüínea, chegando em outras partes do corpo, atingindo outras células saudáveis, criando novos tumores.Com os tumores do tipo benigno não ocorre o mesmo. Seu crescimento é mais lento, se estabilizando em um certo tamanho, também não se epalhando para outros orgãos. Comuns também na região das mamas. Muitas vezes os tumores que aparecem nessa região são benignos, como os cistose osfibroadenomas, por exemplo. Os cistos são "caroços" dolorosos que aumentam de tamanho antes da menstruação. Os fibroadenomas não se transformam em câncer e muitas vezes pode ser retirado com uma pequena cirurgia, muitas vezes feitas com um anestesia local. Eles não se transformam em câncer. Realmente o que se deve preocupar mais são com os tumores malignos, como o câncer de mama que cresce rapidamente e indolor. Devem ter diagnóstico e ter seu tratamento com a maior urgência possível para que se possa evitar ter a perda da mama ou mesmo lesões mais sérias.É de estrema importância estar vem informado do diagnóticos, efeitos colaterais, como fazer o tratamento e de todos os procedimentos, principalmente para familiares e cuidadores de pacientes atravessando essa jornada. |
Quem sou eu
- Mulheres de peito
- Mulher, mãe, jornalista, escritora, amante da vida. Eternamente feliz, deixando sempre a vida me levar...Em dezembro de 2008, descobri que tinha câncer de mama. Um choque! Como explicar ao meu filho de três anos e meio o que estava acontecendo? Nasceu, então, o livro Cadê seu peito, mamãe? que será lançado dia 27 de novembro, no Museu da República, no Rio de Janeiro, pela Editora Escrita Fina. A partir das 17h. Espero vocês lá. beijos
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
O que é cancer de mama?
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Frase do dia...
Encontre-se, antes que seja tarde demais...
"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante na sua vida."
(Platão)
(Platão)
Cancer de mama pode provocar problemas sexuais, do site do yahoo
Um novo estudo mostrou que 70% das mulheres que tiveram câncer de mama passam por problemas sexuais depois de que a doença já foi curada. Realizada com mais de 1700 mulheres, a pesquisa feita pela Monash University e publicada no Journal of Sexual Medicine descobriu que as disfunções sexuais acontecem com mais frequência até dois anos após o diagnóstico.
Mais de 80% delas responderam um questionário afirmando que tinham uma vida sexual ativa e satisfatória antes da doença. Mas, mesmo depois de retirarem o câncer, 70% delas agora têm problemas sexuais. O principal motivo, segundo os autores do estudo, é causado pela preocupação sobre o corpo que as mulheres desenvolvem depois de passar pela cirurgia de retirada da mama.
A insegurança sobre como o parceiro vai reagir afeta o psicológico da mulher, e acaba diminuindo a qualidade do sexo para a mulher. Além disso, remédios específicos para câncer de mama podem ter como efeito colateral, sintomas relacionados à menopausa, como ondas de calor, suor noturno, o que causa problemas para a vida sexual.
Mais de 80% delas responderam um questionário afirmando que tinham uma vida sexual ativa e satisfatória antes da doença. Mas, mesmo depois de retirarem o câncer, 70% delas agora têm problemas sexuais. O principal motivo, segundo os autores do estudo, é causado pela preocupação sobre o corpo que as mulheres desenvolvem depois de passar pela cirurgia de retirada da mama.
A insegurança sobre como o parceiro vai reagir afeta o psicológico da mulher, e acaba diminuindo a qualidade do sexo para a mulher. Além disso, remédios específicos para câncer de mama podem ter como efeito colateral, sintomas relacionados à menopausa, como ondas de calor, suor noturno, o que causa problemas para a vida sexual.
Terapias endócrinas, em particular os que controlam os níveis de aromatase - enzima que controla a produção de estrógeno - podem também piorar esses sintomas de menopausa.
De acordo com o estudo, a maioria das mulheres pode voltar a ter uma vida sexual satisfatória. O primeiro passo é procurar ajuda psicológica, que ajudará no processo de adaptação às novas características do corpo. Outras medidas como alimentação adequada, atividades físicas, cuidados médicos e principalmente ter planos para o futuro, mantêm a autoestima e melhoram a vida sexual.
De acordo com o estudo, a maioria das mulheres pode voltar a ter uma vida sexual satisfatória. O primeiro passo é procurar ajuda psicológica, que ajudará no processo de adaptação às novas características do corpo. Outras medidas como alimentação adequada, atividades físicas, cuidados médicos e principalmente ter planos para o futuro, mantêm a autoestima e melhoram a vida sexual.
Previna-se
A segunda maior causa de mortalidade entre as mulheres, o câncer de mama, quando diagnosticado e tratado precocemente, aumenta em muito as chances de sobrevivência das pacientes. As mulheres podem e devem ter participação ativa nesta detecção ao realizarem avaliações regulares com mamografias e exames clínicos da mama e até mesmo pelo autoexame diário e/ou mensal.
Deve-se lembrar que um autoexame mensal não substitui a mamografia de triagem ou os exames clínicos de mama realizados por um profissional da saúde em mulheres acima de quarenta anos.
Uma mamografia de triagem é a melhor ferramenta disponível para detectar precocemente o câncer de mama, antes mesmo do surgimento de sintomas. Estudos demonstram que a realização de mamografia de triagem diminui o risco de morte pelo câncer de mama.
Deve-se lembrar que um autoexame mensal não substitui a mamografia de triagem ou os exames clínicos de mama realizados por um profissional da saúde em mulheres acima de quarenta anos.
Uma mamografia de triagem é a melhor ferramenta disponível para detectar precocemente o câncer de mama, antes mesmo do surgimento de sintomas. Estudos demonstram que a realização de mamografia de triagem diminui o risco de morte pelo câncer de mama.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Frase do dia
A sua vida não tem sentido? Invente, procure, escolha. Aí está a felicidade!
"Felicidade é a certeza de que não estamos a viver de forma inútil"
(Érico Veríssimo)
(Érico Veríssimo)
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Chocada!!!!
Agora que estou me sentindo bem, preciso pensar na reconstrução do meu seio direito. Pensei que fosse simples, simples mesmo! Mas não é. Reconstruir parte do seu corpo tem de ser pensada com muito cuidado. Primeiro : achar um médico que você goste, se sinta bem e fale sobre tudo. Isso é superimportante. Eu já vi uns três diferentes e cada um me apresentou uma solução diferente. Eu queria mesmo é colocar silicone e pronto. Mas ainda estou estudando o assunto...
beijos e até o próximo post!
beijos e até o próximo post!
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Reconstruir...
Quando você descobre que está doente, quer dizer, que tem uma doença grave como o câncer, é como se o mundo de repente tivesse contra você. Você não entende muito bem o que está acontecendo?, o motivo pelo qual?, o que provocou?, e sua cabeça vira um por que?????? Por que comigo? Por que agora? Por que assim? Por que essa doença? Por que meu peito? etc e tal...Eu aconselho, sinceramente, você deixar os porques de lado. Não vale a pena. O que vale é você olhar para a frente e fazer de tudo o que é bom para você se sentir bem e sair dessa de salto agulha linda e maravilhosa. Você, claro, vai passar por mudanças de todos os gêneros, tanto fisica quanto psicologica. Mas a doença é um grande aprendizado e você tem de ser mais forte do que ela. Se você tiver uma religião, ajuda muito. E consola! Faz você entender e aceitar as coisas de maneira mais sábia e enfrentar. Portanto, vá, siga em frente e procure estar em boas mãos, estar de bem com você, com a família. Chame as pessoas que você gosta, leia um bom livro, veja um bom filme. Relaxe! Talvez vá fazer aquela massagem maravilhosa que tanto você deseja e sonha, mas que nunca teve tempo porque está tão ocupada pensando no que tem de fazer amanhã....Procure os prazeres da vida e você verá que os resultados são benéficos. Palavra de quem entende. Eu juro! beijos e até o próximo post.
Assinar:
Postagens (Atom)