Quem sou eu

Minha foto
Mulher, mãe, jornalista, escritora, amante da vida. Eternamente feliz, deixando sempre a vida me levar...Em dezembro de 2008, descobri que tinha câncer de mama. Um choque! Como explicar ao meu filho de três anos e meio o que estava acontecendo? Nasceu, então, o livro Cadê seu peito, mamãe? que será lançado dia 27 de novembro, no Museu da República, no Rio de Janeiro, pela Editora Escrita Fina. A partir das 17h. Espero vocês lá. beijos

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Cancer de mama pode provocar problemas sexuais, do site do yahoo

Um novo estudo mostrou que 70% das mulheres que tiveram câncer de mama passam por problemas sexuais depois de que a doença já foi curada. Realizada com mais de 1700 mulheres, a pesquisa feita pela Monash University e publicada no Journal of Sexual Medicine descobriu que as disfunções sexuais acontecem com mais frequência até dois anos após o diagnóstico.

Mais de 80% delas responderam um questionário afirmando que tinham uma vida sexual ativa e satisfatória antes da doença. Mas, mesmo depois de retirarem o câncer, 70% delas agora têm problemas sexuais. O principal motivo, segundo os autores do estudo, é causado pela preocupação sobre o corpo que as mulheres desenvolvem depois de passar pela cirurgia de retirada da mama.

A insegurança sobre como o parceiro vai reagir afeta o psicológico da mulher, e acaba diminuindo a qualidade do sexo para a mulher. Além disso, remédios específicos para câncer de mama podem ter como efeito colateral, sintomas relacionados à menopausa, como ondas de calor, suor noturno, o que causa problemas para a vida sexual.  
Terapias endócrinas, em particular os que controlam os níveis de aromatase - enzima que controla a produção de estrógeno - podem também piorar esses sintomas de menopausa.

De acordo com o estudo, a maioria das mulheres pode voltar a ter uma vida sexual satisfatória. O primeiro passo é procurar ajuda psicológica, que ajudará no processo de adaptação às novas características do corpo. Outras medidas como alimentação adequada, atividades físicas, cuidados médicos e principalmente ter planos para o futuro, mantêm a autoestima e melhoram a vida sexual.  

Previna-se
A segunda maior causa de mortalidade entre as mulheres, o câncer de mama, quando diagnosticado e tratado precocemente, aumenta em muito as chances de sobrevivência das pacientes. As mulheres podem e devem ter participação ativa nesta detecção ao realizarem avaliações regulares com mamografias e exames clínicos da mama e até mesmo pelo autoexame diário e/ou mensal.

Deve-se lembrar que um autoexame mensal não substitui a mamografia de triagem ou os exames clínicos de mama realizados por um profissional da saúde em mulheres acima de quarenta anos.

Uma mamografia de triagem é a melhor ferramenta disponível para detectar precocemente o câncer de mama, antes mesmo do surgimento de sintomas. Estudos demonstram que a realização de mamografia de triagem diminui o risco de morte pelo câncer de mama.  

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Chocada!!!!

Agora que estou me sentindo bem, preciso pensar na reconstrução do meu seio direito. Pensei que fosse simples, simples mesmo! Mas não é. Reconstruir parte do seu corpo tem de ser pensada com muito cuidado. Primeiro : achar um médico que você goste, se sinta bem e fale sobre tudo. Isso é superimportante. Eu já vi uns três diferentes e cada um me apresentou uma solução diferente. Eu queria mesmo é colocar silicone e pronto. Mas ainda estou estudando o assunto...
beijos e até o próximo post!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Frase do dia...

"É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros"

(Bill Gates)

Reconstruir...

Quando você descobre que está doente, quer dizer, que tem uma doença grave como o câncer, é como se o mundo de repente tivesse contra você. Você não entende muito bem o que está acontecendo?, o motivo pelo qual?, o que provocou?, e sua cabeça vira um por que?????? Por que comigo? Por que agora? Por que assim? Por que essa doença? Por que meu peito? etc e tal...Eu aconselho, sinceramente, você deixar os porques de lado. Não vale a pena. O que vale é você olhar para a frente e fazer de tudo o que é bom para você se sentir bem e sair dessa de salto agulha linda e maravilhosa. Você, claro, vai passar por mudanças de todos os gêneros, tanto fisica quanto psicologica. Mas a doença é um grande aprendizado e você tem de ser mais forte do que ela. Se você tiver uma religião, ajuda muito. E consola! Faz você entender e aceitar as coisas de maneira mais sábia e enfrentar. Portanto, vá, siga em frente e procure estar em boas mãos, estar de bem com você, com a família. Chame as pessoas que você gosta, leia um bom livro, veja um bom filme. Relaxe! Talvez vá fazer aquela massagem maravilhosa que tanto você deseja e sonha, mas que nunca teve tempo porque está tão ocupada pensando no que tem de fazer amanhã....Procure os prazeres da vida e você verá que os resultados são benéficos. Palavra de quem entende. Eu juro! beijos e até o próximo post.

domingo, 26 de setembro de 2010

Desconfie...

Querida leitora,

Se você desconfia de algo que não está indo bem com o seu corpo, especificamente falando de seios...Acho que é hora de procurar um médico. E um bom médico! Falo baseada na minha própria experiência. Em meados de 2008, senti um caroço do seio direito e achei que fosse displasia. Eu sempre tive displasia (alguns nódulos que aparecem)... e, sempre, depois de tomar umas vitaminas aconselhadas pelo gineco, a displasia desaparecia. Mas desta vez, um caroço de tamanho médio continuou e persistiu. Até que, em novembro, quando eu retornei ao médico, ele me disse que não era nada. Porém, como tinha histórico familiar (minha mãe também teve câncer de mama), fiz uma mamagrafia e uma ultrasonografia. Voltei no consultório dele e ele insistiu dizendo que não era nada. Pois bem, em dezembro descobri às pressas que não era um simples caroço e sim câncer de mama, minúsculo, mas que me exigiu a retirada da mama direita! Hoje, depois de todo o tratamento estou agora rumo à reconstrução da mama...Mais uma etapa a cumprir.

Frase do dia...

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." Fernando Pessoa.

Se você também tem uma frase do dia, fique à vontade....sou toda a ouvidos. Manda que eu publico. Beijos